Tuesday, March 13, 2012

Inter depois de Madri: o que aconteceu?

                     (fonte: http://betting.betfair.com/international-football/ranierioptamarseille.jpg)

Em conversa com o parceiro Daniel "Pagode", conversamos sobre a rodada da Champions, especialmente sobre a Inter. Discutimos a razao de a Inter nao render depois da Era Mourinho, mesmo com um elenco base similar aquele vencedor em Madri. Rapidamente, sem pensar muito, pois hoje eh meu aniversario (Parabens ao meu irmao gemeo tambem!), me vem uma lista de razoes para o fato. Acho que eh uma conjuncao de varios fatores:

1) O time campeao de 2010 jah era um elenco envelhecido, experiente, mas um pouco envelhecido e isso se reflete ainda mais dois anos depois. Eles ainda possuem niveis atleticos de atletas de alto-rendimento, mas nao estao "voando" tecnicamente como estavam ha dois anos atras. Maicon, Julio Cesar e o proprio Sneijder sao bons exemplos disso.

2) A base do time esta lah, mas as pecas que sairam nao tiveram reposicoes a altura na pratica. Eto'o fazia um papel, na Inter de Mourinho, mto importante defensivamente e ofensivamente, jogando nas pontas no 4-2-3-1 que Mou usava. Forlan, grandissimo jogador, em teoria contratado para substituir o camarones, nao eh capaz de fazer isso e nao rendeu o esperado na Inter ainda.

3) Apesar de a base ser a mesma, aprendo aqui nos cursos pra pegar as licensas de treinador da federacao americana que questoes de posicionamento e cobertura, por exemplo, podem se tornar muito, mas muito especificas mesmo dentro de um mesmo esquema. Desse modo, Mourinho entendia melhor o que tinha em mao do que Ranieri e transmitia isso melhor aos jogadores. Tomava melhores decisoes em termos de posicionamento de bola parada, em contra-ataque, etc.

4) A Inter de Mourinho atingiu o seu apice no segundo ano dele lah como treinador, e nenhum treinador ficou na inter tanto periodo depois dele. Nenhum depois dele pode implementar e reforcar as suas ideias pelo periodo que Mourinho pode.

6) Mourinho eh fenomenal no aspecto mental, psicologico, e conseguia mobilizar um grupo jah cascudo, experiente, e motiva-los para buscar a champions que nao tinham. Outros falham nesse aspecto. O que ele fez em 2010 contra o Barcelona na semi-final, convencendo seus jogadores a darem a bola pro Barcelona o jogo inteiro (eles teriam mais posse de qqer modo mesmo) e focarem no posicionamento defensivo, sem bola, convencer Eto'o a fazer isso, e ensinar os jogadores a resistirem psicologicamente em um Camp Nou lotado por 90 minutos, correndo atras e sendo massacrado pelo Barcelona, eh um claro exemplo disso.

7) Mourinho acredita muito na teoria de Manuel Sergio, que a gte jah viu muito ae no DEF, nas aulas. Manuel Sergio diz que o aspecto cultural do esporte eh mto importante; em outras palavras, nunca vai funcionar um treinador tentar colocar o Barcelona na defesa, ou no caso, a Inter sem uma protecao defensiva eficiente. Mourinho sabia disso, e forjou sua Inter com forca na defesa; os que vieram depois, Benitez, Leonardo, Gasperini e agora Ranieri, nao entendem isso completamente. Hoje Mourinho enfrenta um dilema no Real Madrid: joga ofensivamente, mas com forca defensiva, contra quase todo mundo, e vence bem normalmente. Contra o Barcelona, tentou aplicar o caminho da vitoria que conhecia da Inter, mas nao funcionava porque a cultura do clube espanhol eh diferente e os jogadores menos experientes. Resultado: ele nao vence o Barcelona. No ultimo jogo, resolveu atacar e se deu bem, entao se Real a Barcelona se encontrarem na champions de novo, espero o Real com uma atitude mais ofensiva.

8) A solucao pra Inter seria uma reformulacao no plantel e a contratacao de um treinador para um projeto de 3 anos, minimo. Eu apostaria em Andre Villas-Boas, mas pode ser Capello tambem, ou Blanc, da Franca.

No comments:

Post a Comment