Tuesday, March 8, 2011

A jogada basica de Guardiola e a falta que faz Eto'o

 (Fonte: http://www.zimbio.com/pictures/ZAumbeGcRbD/Barcelona+v+Mallorca+Copa+del+Rey/J81vIsUhANX/Daniel+Alves)

Isso todos nos sabemos. O Barcelona eh o melhor time do mundo. Eh o melhor time que eu jah vi jogar nos meus 22 anos de vida. Eh o favorito para essa champions, e na minha opiniao, vai vencer de novo. O time joga bonito, quase um futebol total, com toque de bola com rapidez, maravilhoso. Guardiola eh um excelente treinador e tem muito credito nesse time do Barcelona. Pep se preparou para a funcao, estudou, viajou ao Mexico, viajou a Argentina pra aprender e conversar com Menotti e Bielsa.

Eh interessante descrever aqui uma jogada repetida a exaustao pelo barca hoje para furar o bloquei o da defesa do Arsenal. Basicamente, a jogada eh a seguinte: quando Xavi ou Iniesta tem a bola, Pedro ou Villa, quem estiver no lado da bola, jah que o time se movimenta constantemente, puxa pro meio de campo, trazendo o marcador e abrindo espaco pra passagem do lateral com velocidade em linha cruzada. Daniel Alves e Adriano receberam cada um pelo menos quatro excelentes passes com essa movimentacao. Veja abaixo, sem a marcacao e com a marcacao encaixada do Arsenal.

                               (Copyrights do software de tacticas pertencem a Tactical Pad)

No exemplo do jogo de hoje, como a marcacao estava encaixada e um dos varios jeitos como o Barcelona criava espacos livres.

                                  (Copyrights do software de tacticas pertencem a Tactical Pad)

Como disse o fenomeno Ronaldo no seu twitter, atingir esse nivel de entrosamento e perfeicao eh praticamente impossivel no mundo do futebol atual. Por isso esse Barcelona ficara na historia. Um unico fato que fez a diferenca em 2010 e quase fez hoje de modo negativo eh a falta de um centroavante matador em jogos desse nivel. Em 2009, Eto'o estava lah presente, decidindo jogos e marcando gols decisivos para o Barcelona. Pra oxigenar o elenco, Guardiola trouxe Ibrahimovic. Nao deu certo pelo contraste entre o individualismo do sueco e o jogo coletivo do barca, alem de diferencas pessoais entre ele e Guardiola. Esse ano esta lah David Villa, que fez uma partida decepcionante e seria o principal culpado em caso de eliminacao. Muito mal no jogo. Eh bom, mas nao eh um Eto'o.

Esse Barcelona encanta, e merece. Pode ir novamente a Wembley, onde venceu a Sampdoria em 1992 e conquistou sua primeira Champions League.

4 comments:

  1. MUITO BOM ESSE BLOG

    SIGA TAMBÉM:

    http://tomdebola.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Gostei da análise. Parabéns.

    ReplyDelete
  3. cara, meus parabéns... assisto mto ao barça e vejo e leio as reportagens da espn e nunca vi essa análise...
    grande a braço e continue assim... fique com DEUS!!!

    ReplyDelete
  4. parabens - gostei

    ReplyDelete