Sunday, March 6, 2011

O Coxa e a forca mental

                                            (Fonte: http://futebolememoria.wordpress.com/)

Voce ja leu aqui no blog. Entretanto, um post mais detalhado se faz necessario. Assim como ocorreu contra o Atletico-PR no classico do primeiro turno, hoje no jogo contra o Operario o Coritiba abriu uma boa vantagem no jogo, no caso 2-0, e permitiu que o adversario renascesse no jogo, buscando o empate. Depois, no fim, fez valer a sua superioridade tecnica e venceu o jogo por 3-2.

Mas nao pode ser assim. Se o Coritiba quer ser Campeao Paranaense com tranquilidade, para focar no principal objetivo da temporada, que eh a busca da Copa do Brasil, e fazer um bom brasileiro, o Coxa tem que melhorar o aspecto mental do seu jogo. Esse time com a base formada por Rafinha, Marcos Aurelio, Pereira, Leo Gago, Edson Bastos, Leandro Donizete, que joga junto desde 2010, e vencedor e tem qualidade pra ir longe, mas desde o ano passado demonstra que nao sabe jogar com o placar ao favor.

Foi assim, por exemplo que eu lembro sem muito esforco, no jogo contra o Santo Andre, contra a Ponte Preta, no do acesso contra o Duque de Caxias, foi assim no Atletiba do primeiro turno e foi assim hoje contra o Operario. Assim que o clube abrir 1 ou 2 a 0, o time tem que aprender a morrer com o jogo, continuar com seriedade, rodar a bola, e fazer o terceiro e o quarto quando possivel.

O primeiro aspecto eh que isso permite ao Coritiba nao se desgastar tanto fisicamente e psicologicamente pra ter que buscar o jogo novamente e colocar em risco um resultado que jah estava assegurado. O Coritiba nao pode se desgastar a toa nesses jogos decididos, tem que guardar pernas para as fases decisivas da Copa do Brasil e para um bom brasileirao.

Principalmente, essa falta de controle mental pode ser fatal na Copa do Brasil, onde o nivel de competicao eh elevado em comparacao ao Paranaense. O Coritiba tem time e tabela em condicoes para atingir a decisao, mas nao pode, de jeito nenhum, permitir ao adversario uma recuperacao quando a partida jah esta decicida.

O Coxa joga agora com o Atletico-GO, e tem tudo para passar de fase se jogar com concentracao. Depois, nas oitavas de final, o Coritiba enfrentaria o vencedor de Caxias-RS e Botafogo-PB, adversarios atingiveis. Nas quartas de final, o Coritiba deve provavelmente enfrentar o Palmeiras, ou em menor escala o Santo Andre. Vale lembrar que o Santo Andre segurou o Palmeiras do Felipao no Pacaembu com um a menos no maior parte do jogo nesse fim de semana, e tem historia na competicao, sendo campeao em 2004, quando eliminou o proprio Palmeiras nas quartas. O provavel entretanto, eh o Palmeiras do Felipao, que cresce nesses momentos decisivos. O Coritiba eh mais time que o atual Palmeiras, e tem como passar para as semi-finais, mas nao pode bobear psicologicamente e permitir a reacao do adversario.

Na semi-final, o Coritiba enfrentaria provavelmente Flamengo ou Atletico Mineiro, adversarios dificeis, mas possiveis de serem eliminados, se o Coxa jogar com total concentracao. Vale lembrar que em 2009, enfrentando um timaco do Internacional na semi-final, vencemos e convencemos no jogo de volta no Couto, mas perdemos a classificacao por causa de 8 minutos de bobeira no Beira-Rio no jogo da ida. O Coritiba precisa aprender a se impor diante de um placar favoravel e controlar a situacao ao seu favor. Depois na final, ai sim os jogadores estarao naturalmente concentrados, mas primeiramente eh preciso chegar lah.

Vale lembrar que em 1983, o Flamengo foi campeao nacional; em 1984, o Fluminense foi campeao nacional; em 1985 o Coritiba foi campeao nacional. Vale lembrar ainda que na libertadores de 1985, o Fluminense estava no grupo do Argentinos Juniors. Agora, em 2009, o Flamengo foi campeao nacional; em 2010 o Fluminense foi campeao nacional, e em 2011, o Fluminense esta no grupo do Argentinos Juniors na Copa Libertadores. As coincidencias estao ai, e o titulo nacional atingivel para o Coritiba esse ano eh a Copa do Brasil, basta um pouco de sorte e principalmente uma evolucao mental do plantel. O time eh bom, e entrosado e joga junto ha um bom tempo. Em 1985, a forca mental do time foi fundamental para aguentar uma intensa pressao do Bangu em um Maracana lotado torcendo contra.

Jose Fernando Macedo, membro do G9, e medico, sabe da importancia da psicologia no esporte. Oliver Seitz, formado em Football Industry pela University of Liverpoool, e gerente de Marketing do Coritiba, tambem sabe. Felipe Ximenez, diretor de futebol e mestre em educacao, com certeza tambem sabe. Esta na hora de agir, reforcar o trabalho mental com os jogadores, porque o titulo eh possivel.

Coritiba e Porto

Boa ideia a parceria entre Coritiba e Porto. A principio, apenas uma parceria de intercambio de profissionais. Especula-se uma possivel vinda de Kelvin, que joga no Parana, por emprestimo, a partir do meio do ano. O Coritiba, se jah nao comecou, deve investir nessa tentativa. Kelvin eh excelente jogador e poderia adicionar qualidade e profundidade ao elenco. Para o Porto eh bom tambem, pois Kelvin nao esta pronto para integrar o elenco de Andre Villas-Boas ainda e poderia evoluir jogando na primeira divisao brasileira em um clube parceiro.

2 comments:

  1. Luis, um jornal de Curitiba disse que o Pedroso descartou a vinda do Kelvin, via time de POR.

    Vamos ver o que vai dar nessa parceria. Já tivemos uma com um time do MEX, outra com um time da HOL.

    Continue seu trabalho de divulgação do COXA! Parabéns!

    pa
    z

    Luiz

    ReplyDelete
  2. Eu li q o Pedroso descartou a vinda do Kelvin, mas acho q o time devia insistir do mesmo jeito!

    Nao vejo razao para nao tentar traze-lo, jah que nao vai ser aproveitado no Porto! Nao acho q criaria problemas com o Parana, espero q o Pedroso mude de ideia!

    ReplyDelete