Monday, February 21, 2011

Atletiba e a continuidade - Coritiba

                                                      (Fonte: www.coxanautas.com.br)

De um lado, a paz e tranquilidade pela vitoria atingida com certa facilidade. Por outro, um time desorganizado e que vai comecar tudo de novo, mais uma vez, como vem acontecendo nos ultimos anos. Esse e o cenario do ultimo atletiba no Couto Pereira. Vitoria incostentavel do Coritiba, embora o Atletico quase tenha empatado o jogo na raca, e ali, mostrou que se jogar junto, ainda tem futuro esse ano. De um modo geral, o resultado era previsivel, por tudo que aconteceu com Coritiba e Atletico-PR desde 2010. Assim como a descricao do time coxa abaixo eh conhecida pela maioria da sua torcida, o que mostra que o time caminha entrosado e com um tranquilo futuro pela frente.

O Coritiba jogou solto, leve, com fluidez pelos lados do campo. Marcelo Oliveira representa uma continuacao do vitorioso trabalho de Ney Franco no passado. E assim que tem que ser, pois a saida de um treinador nao pode representar terra arrasada para o clube, mas sim uma gradual evolucao e continuidade de um trabalho que por vezes tem que ser modificado por situacoes do futebol. Ney Franco foi para a selecao olimpica, proposta irrecusavel, e os dirigentes do Coritiba seguiram a vida de modo correto. Trouxeram Marcelo Oliveira, que podia ate nao ser a primeira opcao, mas representava a certeza da continuidade de Ney Franco e de que ficara no cargo ate o fim do ano. Evitando a instabilidade no comando do futebol, e com uma firme politica administrativa, o triunvirato de Vilson Ribeiro de Andrade, Ernesto Pedroso e Jose Fernando Macedo conduz o Coritiba a um glorioso periodo de sua historia.

Alem do brilhante retorno a serie A em 2010, conquista quase invicta do Paranaense em 2010 e conquista invicta do primeiro turno desse ano, como disse Augusto Mafuz na tribuna do Parana, o Coritiba fez provavelmente um dos melhores 7 minutos da sua historia nesse jogo. E isso aconteceu porque Marcelo Oliveira utilizou tudo de bom do time de Ney Franco e tenta corrigir e evoluir algumas situacoes. Durante 2010, todos sabiam que as laterais representavam uma fraqueza no time coxa. Pois esse ano chegaram Jonas e Eltinho, que comecam bem o Paranaense e pegam confianca. A lentidao da zaga coxa-branca com Jeci e Pereira era outro problema no ano passado, que forcava Ney Franco a atuar no 3-6-1 para compensar a lentidao da dupla. Esperto, Marcelo sabia que se tirasse Jeci, capitao do time, desde o inicio para escalar o recem-contratado Emerson ao lado de Pereira, causaria problemas num grupo coeso e unido. Pois bem, comecou com o 3-5-2 usado ano passado, e com a lesao de Jeci adicionada a fraqueza dos adversarios no estadual, se viu livro para escalar Davi, a versao 2011 de Enrico, no time titular, num 4-2-3-1.De resto, eh o time de 2010. Hoje o time do coritiba esta pronto para atuar em mais de uma posicao, tanto no 3-6-1 quanto no 4-2-3-1.

Interessante notar que Marcelo Oliveira solta os laterais de modo alternado e cria grupos nos lados do campo para facilitar a triangulacao e infiltracao na defesa do time adversario, passando o lateral por tras do meia para receber a bola, como podemos ver abaixo. No lado direito, jogam em triangulacao Leandro Donizete, Rafinha e Jonas, Desse modo, ocorreu o terceiro gol do Coritiba e uma jogada no segundo em que Jonas recebe de Leandro Donizete e cruza nas maos de Silvio. Desse modo, o Coritiba joga no 4-2-3-1 moderno da Espanha campea do mundo, do Real Madrid de Jose Mourinho, e do Internacional campeao da libertadores de 2010, por exemplo. Os 2 volantes coxas sao fortes na marcacao e possuem boa saida de jogo, tornando esse esquema possivel. No ataque, embora Rafinha e Davi procurem mais as pontas, a troca de posicao entre eles e Marcos Aurelio eh constante, dificultando a marcacao adversaria em virtude do entrosamento adquirido pelo tempo em que o time joga de um jeito definido.

(Copyrights do software de tacticas pertencem a Tactical Pad)

O Coritiba pode jogar no 3-6-1 tambem, que pode ser importante na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro contra equipes que possuem um meio campo talentoso, pois se congestiona o meio, ou contra equipes que possuem um ataque rapido, jah que temos um terceiro zagueiro na sobra. No brasileiro, eu acredito que o Dirceu, jogador emprestado ao Botafogo-SP e que faz bom campeonato lah, pode ser esse homem da sobra, pois eh alto, possui bom senso de cobertura e eh capaz de fazer uma saida de bola com qualidade, pois comecou a carreira no meio campo. Esse eh o Coritiba no 3-6-1:



                                    (Copyrights do software de tacticas pertencem a Tactical Pad)

Obviamente, o time do Coritiba ainda tem os seus problemas e precisa evoluir para a serie A do brasileiro, onde a exigencia eh muito maior. O primeiro ponto eh a bola aerea. Uma defesa alta formada por Jonas, Pereira e Emerson nao pode tomar dois gols de cabeca, como aconteceu ontem contra o Atletico. Um melhor posicionamento defensivo eh crucial ao Coritiba. Alem disso, Marcelo Oliveira tem que trabalhar o aspecto psicologico do time. Desde a epoca de Ney Franco, percebe-se que esse time nao eh capaz de jogar com um placar elastico por uma boa parte do jogo e se manter na frente com tranquilidade. Foi assim em varios jogos da serie B em joinville onde o time vencia por 2 a 0, tomou um gol do adversario no final e passou sufoco. Foi assim no jogo do acesso contra o Duque de Caxias, onde abriu 2 a 0 e deixou o time carioca empatar para depois resover o jogo e o acesso a serie A. Foi assim ontem. Qualquer treinador sabe que eh inadmissivel tomar um gol no ultimo minuto do primeiro tempo com o jogo morto. O Coritiba quase ressuscitou o atletico no jogo ontem no Couto, e na Copa do Brasil, esses minutos de bobeira costumam ser fatais.

Por fim, alem desses ajustes, o time vem bem, seguro. Vale lembrar a torcida coxa que em 2003, o time foi campeao paranaense invicto e teve um excelente brasileiro. Em 2010, foi campeao paranaense com apenas uma derrota e teve um ano excelente. Esperamos que ocorra o mesmo em 2011.

No comments:

Post a Comment