Wednesday, February 9, 2011

O Brasil de Mano! ( Parte 01 - Sistema Defensivo)

         (Fonte: http://www.guardian.co.uk/football/2010/jul/26/brazil-coach-mano-menezes-drops-players)

Apesar da expulsao infantil de Hernanes, que deu um chute no peito de Benzema, nao se deve dizer que a vitoria francesa por 1 a 0 em cima do Brasil em amistoso nesse quarta-feira foi injusta. Entretanto, justamente por jogar com um homem a menos na maioria do jogo, torna-se injustificavel crucificar Mano Menezes e o time pelo resultado no Stade de France. Devemos sim analisar e destacar pontos importantes da trajetoria de Mano ateh aqui como treinador da Selecao Brasileira. Tentaremos aqui no blog dividir essa analise entre a parte ofensiva e defensiva do time brasileiro, muito embora nos sabemos que elas sao interligadas.

O primeiro aspecto eh a correta decisao de Mano de enfrentar adversarios de respeito desde o inicio de sua trajetoria, mesmo que isso implique em tropecos, como no caso de hoje e no do jogo contra a Argentina em novembro. Como sabemos, o Brasil nao ira disputar as eliminatorias porque eh o pais sede da proxima Copa; consequentemente, esses amistosos de alto nivel mostram o real nivel da selecao em termos mundiais e o que precisa ser em feito no futuro! Mano eh corajoso ao fazer isso, porque derrotas trazem pressao e um ambiente conturbado, mas ele sabe que eh necessario para preparar adequadamente a selecao para o futuro.

O segundo aspecto eh a devagar mas constante definicao do time titular e do estilo de jogo com Mano no comando. Um time deve comecar a ser formado pela defesa, e Mano jah tem a sua quase toda definida. A escalacao comeca com Julio Cesar no gol, que foi brilhante hoje e deve ser o titular nos proximos anos, apesar da falha contra a Holanda na Africa do Sul. Os seus dois zagueiros titulares, Thiago Silva do Milan-ITA, e David Luiz, do Chelsea-ING, formam uma defesa jovem porem muito competente e respeitado no futebol mundial! Parecem que jogam juntos ha muito mais do que apenas 5 jogos, demonstrando entrosamento, tranquilidade, boa cobertura e capacidade de saida de bola! Alem de evoluirem juntos na selecao, ainda irao evoluir muito no futuro nos seus clubes, aprendendo com os seus respectivos companheiros de zaga, "apenas" Alessandro Nesta e John Terry. Na lateral direita, Mano demonstra preferencia por Daniel Alves, do Barcelona-ESP, ao inves de Maicon, da Internazionale-ITA. Acredito que ambos tenham condicoes de jogar com eficiencia, mas Daniel tem feito uma temporada melhor do que Maicon e merece a vaga.

A primeira indecisao de Mano no comando eh sobre a lateral esquerda, velho problema da selecao brasileira desde a saida de Roberto Carlos em 2006, e consequentemente durante toda a passagem de Dunga pela selecao. O gol de Benzema foi construido em jogada de Menez, que tinha uma avenida para jogar com Andre Santos na lateral! De fato, durante todo o segundo tempo, a Franca construiu suas jogadas ofensivas nas costas do lateral brasileiro. Andre eh bom jogador, ataca bem, mas nao defende como necessario; portanto,  nao deve ser o lateral da selecao brasileira. Mano deveria dar oportunidade a Marcelo, do Real Madrid, que evoluiu muito com Jose Mourinho em termos defensivos, e ainda tem a mesma qualidade ofensiva de Andre Santos! Eh fato que Marcelo desagradou a Mano porque pediu dispensa do periodo de treinamentos em Barcelona e treinou em Madrid, mas Mano jah demonstra que superou isso ao coloca-lo na reserva contra a Franca.

No meio de campo,  Mano define Lucas como o seu primeiro volante, o jogador de combate, mas que tem qualidade no passe, para iniciar a saida de bola com eficiencia! No jogo de ontem contra a Franca, Elias foi o segundo volante, caindo pelo lado direito, sendo um desafogo para o time, buscando aproximacao com Daniel Alves e iniciando rapidos contra-ataques! Entretanto, nos proximos jogos, assim como vinha ocorrendo, a vaga deve ser preenchida por Ramires, do Chelsea-ING!

Em 5 jogos, e com duas derrotas para selecoes tradicionais, Mano demonstra que ainda tem um longo caminho a percorrer na formacao do time, mas que comeca da maneira correta, jah formando a base defensiva da selecao brasileira de modo eficiente! Contra a Franca, o a defesa se comportou bem pelo fato de jogar com um homem a menos durante todo o segundo tempo, e contra a Argentina, o fato de que a parte ofensiva ainda nao esta pronta para segurar a bola no ataque com eficiencia foi determinante para a derrota, construido por um gol de Messi numa boba bola perdida no meio pelo meia Douglas! A base de uma defesa criada para um time que vai tentar propor o jogo de modo ofensivo jah esta muito bem montada por Mano Menezes em 6 meses de trabalho.


Como jogou o Brasil contra a Franca no sistema defensivo:
                                           (Copyrights do Software pertencem a Tactical Pad)

Como deve jogar o sistema defensivo do Brasil no futuro:

(Copyrights do Software pertencem a Tactical Pad)
* Desculpem novamente pela falta de acentos, meu teclado foi feito para a Lingua Inglesa! Obrigado!

No comments:

Post a Comment