Friday, February 25, 2011

Goleiros Brasileiros interferem na sorte italiana na champions

             (Fonte: http://bestplayersofsports.blogspot.com/2011/02/nelson-dida-cool-player-pictures.html)

Uma, duas decadas atras, isso seria impossivel: goleiros brasileiros em grandes times italianos. Talvez pela inseguranca passada por Waldir Perez em 1982, o fato eh que o Brasil sempre foi reconhecido como uma terra de atacantes, nao de goleiros. A Italia, por outro lado, eh historicamente famosa por ser um celeiro de goleiros do futebol mundial, como nos anos 90, com Zenga, Pagliuca e Marchegiani, por exemplo. Hoje em dia, muito por Buffon, a tradicao de bons goleiros vindos da bota permanece, mas os brasileiros hoje em dia tambem sao reconhecidos internacionalmente como grandes goleiros.

Taffarel, goleiro do Brasil nas copas de 1990, 1994 e 1998, jogando no Parma, foi o primeiro a estabelecer essa tradicao. Depois, Dida, bicampeao europeu em 2003 e 2007 no gol do Milan, e Julio Cesar, atual campeao europeu como titular da Internazionale, ajudaram a confirmar essa tendencia. Um pouco mais adiante, podemos ainda considerar Julio Sergio e Doni na Roma, e Rubinho com um bom passado no Genoa algumas temporadas atras. Entretanto, na historia italiana na Champions, talvez apenas na final de 2003, quando Dida defendeu 3 penaltis em Old Trafford na final contra a Juventus, goleiros brasileiros interferiram de modo tao direto na sorte dos italianos na historia da competicao quanto nessa primeira mao de oitavas de final desse ano.

Semana passada, Gomes, do Tottenham, fez duas defesas brilhantes em cabecadas do defensor colombiano Mario Yepes que deram seguranca ao time ingles no inicio do segundo tempo, quando o Milan era melhor no jogo, e ajudou o time londrino a se aproximar das quartas de final. No outro jogo envolvendo italianos na semana passada, Julio Sergio nao foi capaz de deter o ataque brasileiro do Shakhtar. Aqui, Julio Sergio nao foi determinante na derrota da Roma, mas Doni, o provavel escolhido do novo treinador Vincenzo Montella, vai ter que ser decisivo em Donetsk se a Roma ainda deseja aspirar atingir as quartas.

Por fim, o mais decisivo de todos, infelizmente de modo negativo para os Nearazurri da Inter, Julio Cesar. Esse foi um jogo em que Leonardo foi mais defensivo que o necessario, e a sua Inter nao foi incisiva em casa como na epoca de Mourinho, e que caminhava para um 0 a 0, que se nao era brilhante, dava boas possibilidades a beneamata em Munique. Porem, no fim do jogo, Julio Cesar soltou uma bola dificil mas defensavel nas maos de Robben, e entregou a vitoria aos alemaes.


De certo modo, os goleiros brasileiros dificultaram a vida dos tres italianos nas oitavas da Champions League. Gomes fez o dele. E, principalmente no caso de Inter e Roma, precisando vencer fora, Julio Cesar e Doni/Julio Sergio vao ter que segurar la atras para que a Italia avance as quartas da champions. Se nenhum deles chegar lah, a Italia repete o passado recente de 2009, quando nao teve representantes nas quartas. No ranking da UEFA, a Alemanha ja passou, e a preocupacao passa a ser a Franca no retrovisor.

No comments:

Post a Comment