Sunday, March 27, 2011

A joia Neymar ainda joga no Brasil! E como seriam os times se todos jogassem aqui?

                                            (Fonte: http://www.goal.com/en-us/news/article-image?id=107595)

Apos a brilhante atuacao de Neymar com a camisa da selecao brasileira hoje contra a Escocia, penso que, provavelmente ainda por que pouco tempo, nos brasileiros temos sorte de ter a chance de acompanha-lo in loco nas partidas do Santos pelo pais. Em todos os meios de comunicacao, jornalistas relatam que empresarios jah bombardeiam Vagner Ribeiro, seu agente, com propostas para leva-lo a Europa. Sim, quero ver Neymar na Europa um dia, mas tinha mesmo que ser tao ja? Num momento em que outro grande jogador brasileiro, Luis Fabiano, que ainda tinha mercado na Europa, volta ao Brasil, comecei a imaginar um campeonato brasileiro em que os principais jogadores brasileiros, e sulamericanos que passaram por aqui, ainda estivessem atuando na serie A do brasileirao.

*Update em outubro: Neymar deve ficar no Brasil ateh o meio de 2012, uma grande noticia pro futebol brasileiro!!! Esse exercicio de imaginacao a baixo fica ainda mais legal!!!

Nesse exercicio de imaginacao, nao tem regra especifica. Basicamente, tentei ao maximo respeitar o passado e a origem do jogador ao recoloca-lo em um clube brasileiro. Tambem nao mudei jogadores entre time de dentro do pais, com excecao daqueles que pertencem a clubes do exterior, como Keirrison. Eh uma brincadeira legal, que nos faz pensar como poderia ser extraordinario o nivel tecnico de um brasileiro que ja eh emocionante do jeito que esta.

Veja abaixo uma possivel lista de escalacao dos times que jogam a serie A do brasileiro esse ano:

- Gremio: Victor; Gabriel, Mario Fernandes, Rodolfo, Lucio; Lucas (Liverpool-ENG), Anderson (Manchester United-ENG); Carlos Eduardo (Rubin Kazan-RUS); Douglas, Douglas Costa (Shakhtar-UCR); Jonas (Valencia-ESP)

                                                 (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Seria um time muito interessante do meio para a frente, muito habilidoso e veloz pelos lados do campo. Teria, provavelmente, alguns problemas na defesa, que teriam de ser resolvidos pela forca de ataque e pela seguranca de Victor. Nessa brincadeira, Maxi Lopes (Catania-ITA) ainda poderia estar no lugar de Jonas. Brigaria pelo titulo brasileiro.

- Internacional: Lauro, Nei, Lucio (Inter-ITA), Bolivar, Kleber; Sandro (Tottenham-ENG); Guinazu, D'Alessandro; Nilmar (Villareal-ESP), Alexandre Pato (Milan-ITA) e Leandro Damiao

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Um time mais ofensivo do que o atual, com um ataque muito poderoso, de selecao brasileira. Ainda poderia utilizar-se Rafael Sobis, Bolatti, Indio, Tinga, Oscar e outros jogadores do atual elenco do Inter. Seria interessante ve-los jogar juntos toda semana.

- Figueirense: Wilson, Bruno, Joao Paulo Goiano, Felipe Santana (Borussia-ALE), Filipe Luis (Atletico Madrid-ESP); Ygor, Tulio, Cicero (Wolfsburg-ALE); Michel Bastos (Lyon-FRA); Soares e Reinaldo.

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Pelo nivel do campeonato imaginario, brigaria por vaga na copa sulamericana, mas teria um dos lados esquerdos mais fortes do pais, com Filipe Luis, Cicero e Michel Bastos. Seria muito dificil de ser batido no Orlando Scarpelli.


- Coritiba: Edson Bastos, Rafinha (Genoa-ITA), Miranda (Atletico Madrid-ESP), Henrique (Barcelona-ESP), Adriano (Barcelona-ESP); Leandro Donizete, Leo Gago, Rafinha, Marcos Aurelio, Alex (Fenerbahce-TUR); Keirrison (Barcelona-ESP)

                                                  (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Esse imaginario Coritiba teria uma das defesas mais fortes do pais. Aproveitando a brilhante fase e entrosamento do time atual, a excelente fase de Alex no Fenerbahce, o time poderia brigar por uma vaga na Copa Libertadores.

- Atletico-PR: Neto, W. Diniz, Manoel, Dalton, Paulinho; Cristian (Fenerbahce-TUR), Kleberson, Fernandinho (Shakthar-UCR), Jadson (Shakthar-UCR), Madson; Lucas

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Esse time teria um habilidoso meio de campo, e seria muito melhor que o atual confuso time do furacao. Mas, pelo nivel que o campeonato teria, esse time nao iria muito longe.Nao consigo pensar em nenhuma grande revelacao do time atleticano nos ultimos tempos. Neto teria muito trabalho.

- Sao Paulo: Rogerio Ceni, Ilsinho, Lugano (Fenerbahce-TUR), Alex Silva (Hamburgo-ALE), Fabio Aurelio (Liverpool-ENG); Denilson (Arsenal-ENG), Hernanes (Lazio-ITA), Lucas, Kaka (Real Madrid-ESP), Luis Fabiano e Dagoberto

                                                (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Um extraordinario time, poderia ser esse Sao Paulo. O meio campo seria muito tecnico, o time teria uma defesa fortissima e um ataque completo. Poderiamos ainda mexer em posicoes e utilizar Ilsinho, Breno (Bayern-ALE), Rhodolfo, Grafite (Wolfsburg-ALE). Definitivamente, seria um dos favoritos ao titulo.

- Corinthians: Julio Cesar, Alessandro, Cris (Lyon-FRA), Chicao, Andre Santos (Fenerbahce-TUR); Mascherano (Barcelona-ESP), Jucilei (Anzhi-RUS), Elias (Atletico de Madrid-ESP), William (Shakthar-UCR); Tevez (Manchester City-ENG), Liedson

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Seria um time muito forte. O ponto fraco seria a zaga lenta, porem experiente. Com certeza, um Corinthians que poderia brigar pelo menos pela libertadores, buscando o titulo. E se adicionasse um Adriano em forma ainda?

- Santos: Rafael, Jonathan, Alex (Chelsea-ENG), Marcelo (PSV-HOL), Leo; Arouca, Elano, Ganso, Diego (Wolfsburg-ALE); Robinho (Milan-ITA); Neymar.

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Um timaco, ofensivo, com a cara do Santos. Na minha opiniao, levaria o titulo brasileiro. Fiquei na duvida entre Diego e Ze Eduardo (Genoa-ITA) ou Andre (Bordeaux-FRA), porque esse time pode precisar de um homem de area. Jogaria exposto, mas seria um fortissimo candidato ao titulo.

- Flamengo: Julio Cesar (Inter-ITA), Leo Moura, Juan (Roma-ITA), David, Egidio; Felipe Melo (Juventus-ITA), Ibson (Spartak Moscou-RUS), Renato Augusto (Leverkusen-ALE), Thiago Neves, Ronaldinho Gaucho; Vagner Love (CSKA Moscou-RUS)

                                                  (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Seria um time muito forte. A zaga seria o ponto mais fragil do time, mas Juan e Julio Cesar equilibrariam as coisas. Do meio pra frente, um timaco. Jogaria o campeonato, na minha opiniao.

- Fluminense: Ricardo Berna, Rafael (Manchester United-ENG), Thiago Silva (Milan-ITA), Gum, Marcelo (Real Madrid-ESP); Edinho, Diguinho, Deco, Conca, Fred, Emerson.

                                              (Copyrights pertencem a Tactical Pad)
O fluminense atual campeao brasileiro teria uma das melhores defesas da competicao, junto com a sua forca ofensiva. Brigaria pelo titulo.

- Cruzeiro: Fabio, Maicon (Inter-ITA), Luisao (Benfica-POR), Victorino, Maxwell (Barcelona-ESP); Fabricio, Ramires (Chelsea-ENG), Roger, Montillo, Marcelo Moreno (Shakthar-UCR), Wallison.

                                                  (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Um time que teria uma defesa mais forte do que a atual. O ataque, como tem sido, continuaria arrasador, e a presenca de Ramires qualificaria o meio campo. Henrique, seria outra opcao no time, assim como Gilberto e Thiago Ribeiro. Jogaria pelo titulo.

- Atletico-MG: Diego Alves (Almeria-ESP), Cicinho (Villareal-ESP), Rever, Leonardo Silva, Leandro; Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Richarlyson; Daniel Carvalho, Mancini, Guilherme e Diego Tardelli (Anzhi-RUS)

                                                   (Copyrights pertencem a Tactical Pad)

Um time forte, mas que pegaria no maximo libertadores, pela qualidade e nivel elevadissimo que o campeonato teria.


*Bom, a brincadeira eh essa, legal de fazer, polemica, pra gerar discussao e imaginacao mesmo. Mas isso eh praticamente impossivel de acontecer no futebol brasileiro.

** Eu sei que tem time faltando, prometo terminar. Alem disso, desculpem a falta de acentucao, meu teclado em lingua inglesa torna as coisas complicadas.

** Quem seria o campeao desse hipotetico campeonato?

8 comments:

  1. Muito Bacana a ideia... só faltou o Giuliano no Inter, ainda acho que o coritiba por ser um time agil e forte e com experiencia... seria um dos favoritos ao titulo...
    por ter um maior equilibrio da zaga meio e ataque...
    No caso do Neymar no jogo de contra a EScocia, não foi seu futebol, mas sim os atos de racismo que foram aferidos a ele, o que mais me questiono é que ainda assim muitos jogadores se sujeitão a essa humilhação por dinheiro!

    ReplyDelete
  2. Acho q o Coritiba nao tem nada a ver pq o Miranda nao estava no Coxa quando saiu pro exterior e sim no São Paulo, portanto deveria aparecer na zaga do tricolor paulista, o Alex tb não estava no Coritiba e sim no Cruzeiro antes de ir para o futebol turco,devia colocar o ultimo time em q o jogador estava antes de ir para o exterior.Os mais fortes seriam São Paulo e Inter com certeza.

    ReplyDelete
  3. Concordo com voce, mas eu sou coxa-branca, entao tava montando um Coritiba forte, uahuahaua.

    Brincadeirinha a parte, tentei montar o maximo de times fortes possiveis. O Sao Paulo tem outras opcoes excelentes na zaga alem do Miranda, e o cruzeiro tem varias opcoes pro meio; O coxa nao teria tantas.

    Mas valeu pelo comentario.

    ReplyDelete
  4. Neymar deveria ficar no Brasil.

    Essa história de jogador ir para a Europa parece nos tornar um país exportador de craques e importador de ex-craques.

    Não é verdade?

    ReplyDelete
  5. De fato, concordo com vc J. Guimaraes.

    Uma pena que os clubes nao estejam negociando coletivamente para aumentar os valores das cotas de televisao. Nao digo aqui que sou a favor do clube dos 13, mas sim de que eles pudessem negociar em conjunto. Como a porcentagem do montante total que cada um receberia nao mudaria em relacao ao atual padrao, a diferenca significativa seria na maior capacidade dos nossos clubes de segurar jogadores e buscar jogadores na europa e em outros paises sulamericanos.

    Com a copa, muita gente quer voltar, o campeonato definitivamente tah ficando mais forte. Eh a hora de fazerem um marketing forte e vende-lo fora do pais tambem.

    Abracos, Luiz

    ReplyDelete
  6. Fato é que o Keirrison nunca deveria ter saído do Coxa, de fenômeno a jogador esquecido...
    Poderia voltar, quem sabe reencontrasse seu futebol no time pelo qual torçe.

    ReplyDelete
  7. montei esses times no pay station kkkk os melhores fikaram o do cruzeiro e o do coritiba, os outro não tem zaga!!!

    ReplyDelete