Sunday, March 6, 2011

O caminho para a Inter na Alemanha contra o Bayern

                                           (Fonte: http://nyepakbola.info/leonardo-araujo.html)

Jurgen Klopp e Felix Magath ensinaram o caminho para Leonardo. O Dortmund e o Schalke derrotaram o Bayern dentro da Allianz Arena pela Bundesliga e Copa da Alemanha, respectivamente, coisa que a Inter tem que fazer pela Champions League pra manter o sonho do bicampeonato. O Bayern nao passa por bom momento, vem de 3 derrotas consecutivas, o que nao tinha acontecido nos ultimos 10 anos, mas deve entrar concentrado contra a Inter, ateh mesmo como revanche da final do ano passado. Mas eh possivel pra Inter eliminar os bavaros dentro da Alemanha, e para isso Leonardo, dessa vez, deve usar a mesma escalacao que ele utilizou na Italia.

Na Italia, a Internazionale entrou em campo com: Julio Cesar, Maicon, Lucio, Ranocchia e Chivu; Zanetti, Cambiasso e Thiago Motta; Sneijder e Stankovic; Eto'o. Leonardo tem a desculpa de que Milito e Pazzini nao estavam disponiveis para o jogo, mas achei que ele respeitou o Bayern demais com essa escalacao. Deveria ter entrado com Pandev ou Philippe Coutinho no lugar do Thiago Motta ou do Chivu. A Inter do Mourinho foi campea porque fez os resultados dentro do Giuseppe Meazza, jogando com a faca entre os dentes, e segurando fora de casa, na melhor tradicao defensivista da Inter de Herrera.

Mas agora, repito, o jogo eh na Alemanha; por isso, Leonardo deve repetir a escalacao. Jurgen Klopp e Felix Magath mostraram que o melhor jeito de segurar o Bayern dentro de casa eh fazendo dobras na marcao de Robben e Ribery, travando o jogo do time de Munique. Uma vez seguro defensivamente, a opcao eh jogar com rapidez e eficiencia no contra-ataque, no caso do Dortmund, e com eficiencia na bola parada, no caso do Schalke. Pra Inter, que com Leonardo nao tem muita efetividade no jogo aereo, o caminho deve ser aproveitar a excelente temporada de Eto'o e os lancamentos de Sneijder pra vencer o jogo num contra-ataque. .

Essa escalacao, como voce poder abaixo, eh perfeita para criar as situacoes de dobra. Do lado direito, Maicon e Zanetti dobram em Ribery, impedindo o frances de fazer o seu jogo fluir pelo lado esquerdo da defesa. Alem disso, Zanetti pode cobrir os avancos de Maicon em velocidade para um eventual mortal contra-ataque. No lado esquerdo, Chivu e Thiago Motta dobram com dupla marcacao em cima de Arjen Robben, travando o jogo do Holandes pelo lado esquerdo do ataque alemao. Lucio e Ranocchia podem perfeitamente anular Mario Gomez e fazer a sobra na marcacao. Por fim, Cambiasso bate de frente com Thomas Muller e deve levar vantagem na experiencia e capacidade de marcacao.

                                              (Software de Tacticas pertencem a Tactical Pad)

Nesse sentido, Stankovic e Sneijder sao importantes para preencher os espacos no meio e nao deixar Luis Gustavo e Schweinsteiger dominar o meio de campo, mas tambem com capacidade de criar contra-ataques para a velocidade de Samuel Eto'o, atual bicampeao da Champions League. A defesa do Bayern eh instavel, Tymoshchuk nao compromete mas joga improvisado, Pranjic destoa do resto do time pelo lado esquerdo, e Van Gaal ainda nao parece ter certeza entre Berno e Badstuber para formar dupla com o citado Tymoshchuk.

Apesar da derrota no primeiro jogo, a Inter vai com moral para a Alemanha, com o grupo claramente fechado com Leonardo e na busca de um scudetto que parecia perdido em Dezembro. Na minha opiniao, Milan e Roma vao cair fora nas oitavas, mas a Inter ainda pode reverter o quadro e buscar repetir o bicampeonato de 64-65 na Europa.

3 comments:

  1. Só tem um problema com essa tática: o Bayern não vai vir pra cima, justamente pra não ter contra-ataque.
    Como eles tão com a vantagem, vão esperar a Inter(ou seja, marcação dupla vai ser energia a toa). Com 3 "volantes" a Inter vai ficar tocando bola, oq vai ser bom só pro Bayern.

    ReplyDelete
  2. Bom, pelo estilo do Van Gaal, eu acredito que o Bayern deve sim tomar a iniciativa do jogo. O time joga pressionado pelos ultimos resultados, perdeu jogos importantes em casa, e a forca do time eh a parte ofensiva.

    Esperando a Inter, de qualquer modo a Inter nao deve, como eu disse, sair para o jogo, e buscar achar um gol ou esperar o fim pra se abrir. Desse modo descrito acima Dortmund e Schalke bateram o Bayern, e a Inter pode fazer o mesmo.

    Mas respeito sua opiniao, abracos

    ReplyDelete
  3. Bom, os laterais ficarão quietinhos.

    ReplyDelete