Wednesday, April 20, 2011

Coritiba Campeao: Bom para os dois lados da cidade

                                     (Fonte: http://www.flickr.com/photos/robertsonluz/5464989279/)
Esse Coritiba de 2011 merece ser, e provavelmente sera, Campeao Paranaense. Esse time eh com certeza o mais forte que o Coritiba apresenta em decadas, embora tenha que confirmar no Brasileirao ser mais forte do que o Coritiba de 2003 que classificou-se para a Libertadores. Potencial para isso tem, e para quem sabe, chegar a ser tao forte quando o Atletico de 2004 e 2001. As perspectivas sao boas. O fato eh que, coxa ou atleticano, a melhor opcao para todos eh que o Paranaense termine no fim do segundo turno, com o Coritiba campeao, sem finais.

Obviamente, isso deveria ter que ocorrer de modos diferentes. Para o coxa-branca, o melhor seria uma vitoria no Atletiba dentro da Arena da Baixada para coroar a excepcional campanha do time e de quebra igualar o recorde nacional de vitorias seguidas. Para o Atletico-PR, o melhor seria uma vitoria acachapante no classico para de certo modo tentar diminuir a conquista do Coritiba, que deve vir contra o Cianorte entao, e seria interessante ao time de Adilso Baptista se isso acontecesse.

Explico: desse modo, ambas as equipes terao espaco para uma intertemporada que pode ser fundamental para a dupla Atletiba no resto do ano. O Coritiba pode lapidar o time para o Brasileirao, recuperar o elenco fisicamente, e entrar forte em busca do titulo da Copa do Brasil. Essa intertemporada pode ser o fator decisivo nas provaveis quartas-de-final contra um Palmeiras que devera estar disputando o titulo Paulista ao mesmo momento. Desse modo, eh crucial ao coxa vencer o segundo turno e ganhar duas semanas sem jogos aos domingos.

Para o Atletico, esse tempo seria importantissimo para Adilson Baptista conhecer melhor o elenco, implementar um estilo de jogo, avaliar melhor a necessidade de contratacoes pontuais e preparar um time atleticano pra frente, capaz de utilizar a forca da torcida dentro da Arena para chegar forte no Brasileiro. No estagio atual, o time teria muitas dificuldades, mas tem bons valores dentro do grupo que podem torna-lo uma equipe interessante, desde que o treinador tenha um minimo periodo de treinamentos para ajustes. Desse modo, tambem para o Atletico, isso poderia ser um fator decisivo na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, que devem ser prioridades no clube esse ano.

Quem vai vencer o Atletiba eu nao sei, mas o campeonato deve ficar no Alto da Gloria, o que eh bom para ambos.

* O melhor atletiba em termos tecnicos que eu jah assisti, pela final do Paranaense de 2004. Dois timacos:

No comments:

Post a Comment