Wednesday, April 20, 2011

A escolha de Mourinho

(Fonte: http://muffinn.posterous.com/jose-mourinho-is-incredible)

Interessante e, ate certo ponto incrivel, como depois de 90 minutos no ultimo sabado Mourinho passou a ser taxado de defensivista, e a ser tratado com desprezo nao so por ex-jogadores como Cruyff e Di Stefano mas por parte da imprensa brasileira. Celso Roth de gravatas e Muricy que sabe jogar mata-mata e outros absurdos foram mencionados em blogs e twitter. Nao sao ofensivos, portanto como diz Voltaire, "posso nao concordar com uma so palavra do que diz, mas defenderei ate a morte o seu direito de dize-las". Entretanto, mostra como as pessoas nunca estao satisfeitas com nada, especialmente com vencedores.

Como bem escrito por varios outros jornalistas em sites como espn.com.br e trivela.com, Mourinho nao eh defensivo. Como alguns leitores sabem, eu moro aqui em uma universidade nos EUA e me surpreendi ano passado, ainda antes das oitavas de final da Champions de 2010, quando um amigo meu me falou que Mourinho era basicamente retranqueiro. Tenho problemas em acreditar nessa tese. Para mim, Mourinho se encaixa mais no principio de equilibrio tanto defendido pelo Seu Enio Andrade, tri-campeao brasileiro.

Lembro de um Porto seguro, forte defensivamente, sem duvida, mas tambem capaz de vitorias contundentes, como na final de UCL de 2004 contra o Monaco, por 3-0. O Chelsea, com Mourinho, era um time que enfrentava o Barcelona, que estava em um nivel menor que o atual na epoca, de igual para igual, e jogava com 3 atacantes.

Para mim, o Once Caldas de 2004 e a Grecia de 2004 sao os melhores exemplos do defensivismo nos ultimos anos. Mourinho tambem venceu sua primeira UCL em 2004, mas nao vejo suas equipes, de modo algum, totalmente defensivas como as citadas acima. Essa ideia foi difundida depois que Mourinho parou o Barcelona ano passado, pela Inter, construindo basicamente um muro no Camp Nou. Aquele jogo nao mostra que Mourinho eh defensivo, mas sim que ele eh um excelente treinador. Como disse Mourinho na epoca, os jogadores guardam espaco melhor sem a bola, e com um jogador a menos, organizacao tactica a perfeicao era necessario para ser capaz de segurar o Barcelona de Guardiola, provavelmente a melhor equipe do futebol mundial nas ultimas decadas.

Agora o Real Madrid joga equilibrado, e de certo modo, goleador no restante da temporada. Quem assistiu os jogos do Real Madrid em casa na Champions League percebeu como o time os venceu de modo goleador e contundente. Isso nao pode ser defensivismo. Mourinho, sim, demonstra respeita e reconhecimento ao estilo de futebol da equipe da Catalunha, e sabe que eh o melhor modo de reduzir em campo a diferenca entre o seu time e o time que tem os 3 melhores jogadores do mundo. Ainda mais, como treinador, ele sabe que precisa vencer. Nessa maratona de classicos, sou Barcelona, mas respeito as escolhas de Mourinho.

No comments:

Post a Comment