Tuesday, April 12, 2011

Falcao e Muricy: Inovar ou manter tradicao?


 Nos ultimos dois dias, fatos bem interessantes ocorreram no futebol brasileiro.

Primeiramente, Muricy Ramalho finalmente assumiu o banco da equipe do Santos. Decisao acertada da diretoria santista, que contratou o tecnico mais vencedor no Brasil nos ultimos anos. Decisao acertada tambem de Muricy, que se renovou um pouco com ferias, se desligou mentalmente do Fluminense, e pega um time em condicoes de vencer a libertadores ainda esse ano. Alem disso, a inesperada derrota do Internacional na libertadores, a queda de Celso Roth e a contratacao de Paulo Roberto Falcao eh outro fato interessante no nosso futebol.Vale a pena a tentativa do Inter; Falcao conhece o Beira Rio, sabe de futebol, e mostra estar extremamente motivado para esse desafio.

Me chamou a atencao duas declaracoes dos tecnicos sobre inovacoes que pretendem realizar nos seus clubes. Muricy quer um psicologo do esporte para trabalhar com o grupo de jogadores; e Falcao diz querer assistir o jogo das tribunas, e nao a beira do campo. Precisamos analisar isso em detalhes.

Sobre Muricy, o fato do Santos jogar nervoso em campo contra o Colo-Colo, e receber 3 cartoes vermelhos me parece preponderante na sua decisao. Boa decisao de Muricy, firme, rapida. Preocupa-me, entretanto, que Muricy declarou que o profissional estara ali apenas para quando uma conversa for necessaria. Nao, para ser efetivo, o trabalho do psicologo do esporte precisa ser continuo, com pelo menos alguns minutos de exercicios com o grupo alguma vezes por semana. O periodo de concentracao nos hoteis me parece propicio para isso.

Nao eh questao de mostrar videos motivacionais, pois como disse Muricy, jogador nao precisa de motivacao maior do que vestir a camisa do Santos. A questao eh ensinar os atletas a lidarem melhor com a pressao, focar totalmente no jogo, esquecer coisas extra-campo, como familia, empresario, mulheres, balada. O jogador brasileiro, em sua maioria, nao tem um grau de escolaridade basico, e precisam desse tipo de ajuda. No mais, dentro de campo, o psicologo do esporte pode faze-los acreditar ateh o fim de que o resultado eh possivel. Para isso, no entanto, precisa de tempo e oportunidade, e nao "so quando precisar", como disse Muricy.

Sobre Falcao, faz sentido a sua afirmacao de que nao eh possivel ter nenhuma visao tactica do jogo da beira do campo e nao adianta ficar ali porque, com o barulho da arquibancada, os jogadores nao o escutam. Tem razao Falcao, mas acredito que ele cometera um erro se de fato tomar essa decisao. Conhecimento de futebol, todos sabem, ele tem de sobra. Ele precisa agora desenvolver sua capacidade de gestao de pessoas e lideranca, o que me parece que lhe faltou nas suas primeiras experiencias como treinador. Ao sentar nas tribunas, Falcao que jah eh a estrela maior da historia do Internacional, chama a atencao para si pelo fato novo.

Entretanto, o tecnico tem que saber o momento de se abnegar, de deixar o protagonismo aos jogadores, que decidem em campo. Falcao nao pode se dar ao luxo de falhar novamente como treinador por causa do ego dos jogadores. Alem disso, na beira do campo, atento ao time, ele transmite seguranca aos time nos momentos dificeis, estando ali para defende-los.

Por fim, outra parte da gestao pessoal e ser capaz de se cercar de pessoas competentes. Um auxixilar de confianca deve ver o jogo de cima e transmitir essas informacoes a Falcao pelo radio. O exemplo, como sempre, eh Jose Mourinho, que tinha nos tempos de Porto, Chelsea e Inter, o competentissimo Andre Villas-Boas, hoje treinador do FC Porto, como seu auxiliar nas cabines. Quem assiste jogo da cabine eh comentarista; Falcao agora eh tecnico. Conhecimento, entusiasmo, vontade de dar certo, ele tem de sobra. Eh so nao inventar. Comecou bem, como voce pode ver abaixo na entrevista coletiva que ele deu ontem no Beira Rio. Firme, seguro, dividindo o protagonismo com os jogadores.

No comments:

Post a Comment