Thursday, April 21, 2011

Como Petraglia assumiu o Atletico-PR

(Fonte: http://wwwgazetasantacandida.blogspot.com/2010/08/mario-celso-petraglia-fala-sobre-copa.html)

Veja aqui sobre o Atletiba da Pascoa de 1995. Foi a partir daquela jogo que Mario Celso Petraglia tomou o controle do clube para si, e odeiem ele ou nao, mudou a historia do Furacao, mudou o clube de patamar nacional e internacionalmente. Aqui tenho uma historia bem interessante, que explica de fato em que circunstancias em que o hoje ex-dirigente atleticano decidiu assumir o clube.

Certa vez, voltava do Rio de Janeiro para Curitiba e aconteceu de eu voltar no aviao ao lado de um conselheiro do Clube Atletico Paranaense. Apesar dos meus 22 anos apenas, a minha memoria nao me permite lembrar o nome do conselheiro. De qualquer modo, comecamos a conversar sobre futebol, e ele me controu que fazia parte do conselho do clube.  No inicio da conversa, ele nao me deu muita bola, pois eu era apenas um jovem sentado ao seu lado no aviao com algumas ideais sobre futebol, uma visao de um torcedor comum,

Ganhei sua confianca quando ele me contava que o Atletico estava em ma fase porque havia se desfeito de seus dois melhores olheiros, Borba Filho e alguem cujo nome ele nao lembrava. Eu o lembrei que ele estava se referindo a Antonio Clemente, que era um excelente olheiro do clube. Entao duas coisas me marcaram naquela conversa.

Primeiramente, dizia ele, com o Coritiba na semifinal da Copa do Brasil, que a gestao de Jair Cirino estava uma varzea e que o clube iria ser rebaixado a serie B no fim do ano. Eu nao levei muito a serio, pois achei que seria apenas uma provocacao de um torcedor rival, mas como alguem que vive o futebol de dentro, ele estava certo.

A outra, muito mais interessante, eh que ele me contou que Mario Celso Petraglia nao tinha nenhuma intencao de assumir o Atletico-PR depois daquele Atletiba de Pascoa, Segundo ele, o que aconteceu eh que o Coritiba ganhava com extrema facilidade o classico, que terminou em 5x1 para o Coxa, e o filho de Petraglia chorava copiosamente no camarote destinado a diretoria atleticana no Couto Pereira. Revoltado com aquilo, Mario Celso comecou a bradar por uma revolucao no clube, porque o seu filho nao podia continuar a ver o time ser humilhado daquela maneira.

Sua intencao era instigar os conselheiros a iniciar uma acao conjunta para um formar um time forte, capaz de resgatar a tradicao atleticana, mas Petraglia nao pensava no momento em ser o lider daquele processo. Acontece que quando ele berrava com os outros dirigentes, um reporter de uma radio curitibano foi rapido e colocou o microfone em sua boca. Logo, as declaracoes de Petraglia se espalharam como uma polvora entre todos os atleticanos e ele foi levantado a condicao de novo lider do clube.

Os outros conselheiros e torcedores viram em Petraglia a lideranca que faltava no clube no momento. Contou-me tambem esse dirigente que Petraglia trabalhou muito para uma fusao entre Atletico-PR e Parana Clube, que esteve muito perto de ocorrer. Nao ocorreu porque a parte colorada do Parana Clube nao permitiu. Hoje em dia, pelo Twitter, Petraglia vive instigando a oposicao e se oferece para voltar ao clube como presidente provisorio ateh o fim do ano. E pensar que ha 16 anos atras ele entrou nesse mundo do futebol sem querer.

2 comments:

  1. Volta Petraglia.Estao afundando o nosso Atlético.

    ReplyDelete
  2. Com esta administração incompetente e com profissionais desqualificados,estamos indo para a 2° divisao.Deixamos de ser grande,até a categoria de base desmontaram.O nosso gramado está uma nojeira,largaram tudo.Precisamos de você Petraglia.

    ReplyDelete