Friday, February 11, 2011

O Brasil de Mano - Sistema Ofensivo (Parte 02)


(Source: http://esportes.r7.com/futebol/fotos/selecao-brasileira-fecha-para-balanco-20101118-11.html)

No post anterior, analisamos como Mano Menezes tem aos poucos estruturado a selecao brasileira a partir da defesa, aonde ele jah tem quase todas as posicoes definidas, excecao feita a lateral esquerda. Agora vamos analisar o dilema do treinador brasileiro em relacao ao sistema tactico que ele deve armar em termos ofensivos para o time brasileiro.

A principal duvida de Mano eh entre usar o 4-2-3-1, referencia do futebol mundial, usado pela Espanha campea do Mundo e pelo Real Madrid de Mourinho, por exemplo, ou o 4-4-2. Essa duvida existe pelo fato de que Mano ainda nao teve a sua disposicao desde que retornou a selecao brasileira dois jogadores fundamentais para a definicao desse sistema: Paulo Henrique Ganso e Kaka. Ganso sofreu uma lesao no joelho e esta parado desde agosto do ano passado e Kaka vem retomando aos poucos ritmo de jogo no Madrid de Mourinho.

Jogando com os dois no meio campo, Mano tende a escalar a equipe num 4-4-2, o que eu escolheria. Nesse sistema, Ganso seria o jogador que pensaria o jogo para o time brasileiro, sendo capaz de lancamentos inteligentes e precisos, principalmente buscando os cantos do campo, onde ele tem possibilidade de se livrar da marcacao e pensar o jogo com um pouco mais de liberdade. Kaka seria o homem para puxar os contra ataques da selecao brasileira de forma fulminante, uma de suas melhores caracteristicas, e o homem para ajudar desafogar Ganso na armacao de jogadas do time do Brasileiro. No ataque, Mano teria duas vagas disponiveis para escolher entre Neymar, Pato e Robinho. Apesar do bom momento de Robinho no futebol italiano, eu escolheria Neymar e Pato. Entretanto, eh improvavel que mano coloque o seu capitao no banco de reservas.

O Brasil atuando no 4-4-2 jogaria assim:

                                   (Copyrights do Software de taticas pertencem a Tactical Pad)

No momento de defender, Kaka teria que cobrir o lado direito da defesa, possivelmente seguindo algum volante do time adversario, muito embora esse sistema tenha como base a ideia de que o Brasil proponha o jogo; portanto, que tenhamos a bola na maior parte do jogo e controlemos as acoes ofensivas. O Brasil defenderia desse modo:

                                    (Copyrights do Software de taticas pertencem a Tactical Pad)

Muito embora Mano conte com Kaka no seu futuro na selecao, a principio ele deve coloca-lo no banco de reservas. Primeiro, porque Kaka vem tendo dificuldades de reatingir o seu nivel maximo no Real Madrid. Segundo, porque com o 4-3-1-2 ele pode utilizar o entrosamento construido por Robinho, Ganso e Neymar no Santos de 2010, ainda mais com o fato de que Pato eh muito mais jogador do que Andre. No 4-3-1-2, esse deve ser o Brasil da Copa America em julho:

(Copyrights do Software de taticas pertencem a Tactical Pad)


Nesse caso, o ataque iria recompor em termos ofensivos de modo semelhante ao 4-4-2 apresentado acima:
                                 (Copyrights do Software de taticas pertencem a Tactical Pad)

Por fim, esta claro a duvida de Mano em relacao ao seu time base em termos ofensivos para os proximos anos. Acredito que ele deva jogar com o 4-3-1-2 na Copa America, tendo Neymar, Ganso e Robinho junto com Alexandre Pato no ataque e Kaka como opcao no banco de reservas. Ainda tem muito para acontecer ate 2014, mas o meu palpite eh que aos poucos Mano ira colocar Kaka como titular do time e passar a usar o 4-4-2, tirando possivelmente Robinho do time titular. O caminho ate 2014 ainda eh longo!

3 comments:

  1. Oi Fer, pra vc colocar acentos eh soh seguir o q diz aki nesse endereco: http://www.nouilles.info/keyboard_shortcuts.html

    (tah, e pq eu nao segui o meu proprio conselho neh? hauahuahauahauahauaha É porque eu sou preguiçoso! rsrsrsrsrsrsrss)

    ReplyDelete
  2. E o nilmar nesta historia??

    ReplyDelete
  3. De fato, O Nilmar tem que ser lembrado! Joga muito e faz uma bela liga espanhola esse ano! Na minha opiniao, joga mais que o Robinho, e seria a minha primeira opcao no banco, ou ateh mesmo titular dependendo do seu desempenho! Com certeza, estaria entre os meus 22 na copa america!

    Abracos,

    ReplyDelete